A NOSSA HISTÓRIA
O Quintal surgiu em 2007, inicialmente com o nome Manjericos no Quintal. Foi com este nome que nos estreámos nos mercados em Lisboa, assumindo desde 2018 o nome Do Quintal.
Contudo, este projecto já está nas nossas vidas desde sempre, passando por várias gerações.
Antigamente, não havia por hábito criar uma marca ou um nome. Não era algo relevante. Na verdade, o cultivo de terras era tão comum, aqui na zona Oeste, que as pessoas cultivavam para subsistir. Por norma as famílias eram grandes, e o cultivo excedente era vendido, como forma de ganhar algum dinheiro para as despesas.
No caso da minha avó eram cinco irmãos, todos eles com diferença de dezoito meses uns dos outros, e a sua alimentação era à base de verduras, leguminosas e alguma carne, nomeadamente de galinhas, porcos e coelhos criados por eles.
A minha avó é a rapariga mais velha dos cinco irmãos, o “Ás” do pai Miguel, a mais poupadinha. Como tal cabia-lhe fazer a feira ao fim-de-semana. Segundo conta, albardava a burra às 3 da manhã, hora a que saía de casa, do Casal Monte Ferreiro, e deslocava-se até Torres Vedras, a cerca de 15 km de casa. Enquanto ela fazia o mercado os seus irmãos ajudavam o pai no terreno, preparando as sementeiras, com o auxílio do gado. Assim se preparavam as terras onde, posteriormente, cultivavam aveia, trigo, milho, batatas, favas, feijão e couves. Produziam de tudo um pouco, respeitando a altura de cada cultura.